Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36074

Comparte esta pagina

Título : Gravidez na adolescência e escola : memória e educação em saúde
Autor : SIMAS, Thaynah Leal
Palabras clave : Educação; Educação em saúde; Gravidez na adolescência; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 5-jun-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SIMAS, Thaynah Leal. Gravidez na adolescência e escola: memória e educação em saúde. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2019.
Resumen : O trabalho “Gravidez na Adolescência e Escola: Memória e Educação em Saúde” analisou o depoimento de 126 mulheres que, em sua adolescência, estiveram grávidas enquanto eram estudantes para identificar: a) as experiências vividas na escola após a descoberta da gravidez; b) se o tema transversal saúde foi trabalhado em sua vida escolar e como. Para isso, foi aplicado um survey on-line, com questões fechadas, abertas e três espaços para depoimentos. Nesse sentido, para a análise dos dados, foram utilizados métodos mistos tais quais a história oral com a perspectiva de gênero de Guacira Lopes Louro, a análise de conteúdo pela perspectiva de Laurence Bardin e a teoria do feminismo matricêntrico de Andrea O’Reilly. Nos primeiros capítulos, estabelecemos um panorama sobre a gravidez na adolescência no mundo e no Brasil, também explanamos como se dá a inserção do tema saúde nas escolas do mundo e do Brasil, e apresentamos um retrato geral sobre o tema transversal saúde e sobre um projeto intersetorial entre o ministério da educação e da saúde chamado Programa Saúde na Escola (PSE). Em nossos achados, identificamos que a escola e aqueles que trabalham nela encontram fragilidades para trabalhar o tema saúde, assim como a escola também não está preparada para a presença de adolescentes grávidas, onde vários julgamentos morais, alguns processos vexatórios e falta de orientações sobre saúde coadunam na precarização da educação e da saúde da adolescente, que eventualmente se evade e enfrenta diversos problemas acarretados pela falta de acolhimento na escola. Por fim, concluímos que é preciso melhorar a abordagem da educação em saúde na escola e promover uma sensibilização sobre o tema gravidez na adolescência e as possibilidades de intervenções positivas da escola para sua prevenção e eventual apoio às adolescentes grávidas.
Descripción : SIMAS, Gravidez na adolescência e escola: memória e educação em saúde, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LEAL, Thaynah Simas
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36074
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Thaynah Leal Simas.pdf3,69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons